Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tipos de Incontinência Urinária: Entenda o que é as causas

Existem diversos tipos de incontinência urinária, sendo causada por vários motivos. As mais comuns são infecção urinária ou vaginal, consequências de algumas cirurgias, constipação intestinal, fraqueza nos músculos pélvicos, obstrução da uretra por aumento da próstata, lesões na coluna e efeitos colaterais de medicamentos.  

No artigo a seguir, acompanhe as causas e os tipos mais frequentes da doença. 

O que é Incontinência Urinária?

A incontinência urinária no adulto é definida como a perda involuntária de urina, apresentando múltiplas causas para tal patologia. Esta pode surgir em qualquer fase etária da vida, podendo ser um episódio transitório, como por exemplo, associado à infecção urinária e do órgão sexual, ou até mesmo como uma causa prolongada, como um enfraquecimento da musculatura e outras doenças. 

É importante destacar que, é possível realizar a intervenção para cada tipo de situação, como o uso de antibióticos, antiinflamatórios ou até mesmo através de cirurgias, quando não há mais nenhuma outra alternativa. 

O que causa a Incontinência Urinária?

Vários mecanismos podem levar ao indivíduo a desencadear a incontinência urinária. Dentre os fatores mais frequentes, podemos citar por exemplo, a fraqueza do esfíncter urinário ou músculos pélvicos, impedindo a normalidade do funcionamento da bexiga. O bloqueio também pode ocasionar esta patologia, uma vez que a obstrução prejudica a saída da urina pelo canal. 

Fraqueza, espasmos, hiperatividade ou hipoatividade também justificam a perda, isso porque essa desregulação afeta diretamente os músculos da bexiga, ocasionando o problema, assim como a coordenação ruim, problemas funcionais e um aumento no volume de urina.

Tipos de incontinência urinária

A incontinência pode se manifestar como gotejamento constante ou micção intermitente, com ou sem percepção da necessidade de urinar. Alguns pacientes apresentam urgência extrema com pouco ou nenhum aviso e podem ser incapazes de inibir a micção até chegar ao banheiro. Conheça cada um dos tipos de incontinência a seguir: 

Incontinência de Urgência 

Sintomas Comuns: Necessidade urgente e inadiável de urinar, com perda de grande volume de urina. 

Causas Comuns: Aumento da próstata, infecção de urina, tumores ou pedra na bexiga, danos neurológicos, diabetes, cirurgias para câncer prostático, quadros clínicos de Parkinson, Alzheimer, AVC, esclerose múltipla, entre outras doenças. 

Incontinência de Esforço 

Sintomas Comuns: As perdas de urina ocorrem na sequência de algum tipo de esforço, como por exemplo, correr, mudar de posição, espirrar, tossir, dentre outros, 

Causas Comuns: Enfraquecimento do suporte muscular ou esfíncter, trauma cirúrgico, menopausa, gravidez, parto, alterações neurológicas, radiação pélvica, etc… 

Incontinência Mista 

Sintomas Comuns: A incontinência urinária pode resultar em uma combinação de esforço com a urgência miccional.  

Causas comuns: Aumento da próstata, infecção de urina, tumores ou pedra na bexiga, danos neurológicos, diabetes, cirurgias para câncer prostático, quadros clínicos de Parkinson, Alzheimer, AVC, esclerose múltipla, trauma cirúrgico, menopausa, gravidez, parto, alterações neurológicas, radiação pélvica, dentre outros… 

Incontinência por Regurgitação/extravasamento  

Sintomas comuns: Distensão progressiva da bexiga e perda da capacidade de contração, acúmulo de urina no interior do órgão, obstrução do fluxo urinário. 

Causas comuns: Aumento da glândula prostática, tumores e cálculos na bexiga, envelhecimento, enfraquecimento da capacidade muscular. 

Incontinência Funcional 

Sintomas comuns: As perdas de urina podem ocorrer mesmo que o sistema urinário funcione normalmente, ou seja, não há nenhuma evidência de patologias. 

Causas comuns: Condições que diminuem a consciência da necessidade de urinar, como no caso de doenças de doenças articulares e osteomusculares, doenças neurológicas ou problemas cognitivos.

Incontinência por transbordamento 

Sintomas comuns: Gotejamento frequente devido a sobrecarga da bexiga. O volume pode ser pequeno, mas constante, resultando em perdas significativas. 

Causas comuns: Diabetes, danos neurológicos, quadros clínicos de Parkinson, Alzheimer, AVC, esclerose múltipla, lesão na medula espinhal e assim por diante. 

Incontinência noturna 

Sintomas comuns: Perdas de urina que ocorrem durante o sono do indivíduo, muito comum em crianças até 5 anos de idade, diminuindo com o passar dos anos. 

Causas comuns: Sua causa geralmente se dá por uma bexiga menor ou por uma demora maior na maturação dos músculos dos esfíncteres da bexiga, e, mais raramente, pode estar associada a causas emocionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *